17 de maio de 2013

As 50 "verdadeiras" regras do Magic

As cartas da imagem são de brincadeira... mas deveras interessantes...

Bom pessoal, além de RPGista também curto, e muito, um bom card game, sendo que meu preferido é o Magic The Gathering, ou simplesmente MTG.

Um amigo meu postou as seguintes "regras" no Facebook e eu achei deveras interessante e verdadeiras, e agora compartilho com vocês: 
  1. Magic na verdade é sobre quinze diferentes jogos. Alguns deles nem mesmo tem nome. 
  2. Você pode perder antes do jogo começar. 
  3. Sua carteira faz parte do jogo. 
  4. O jogo pode ser jogado com cartas que ainda estão na sua pasta. 
  5. As cartas nem sempre fazem o que está escrito nelas. 
  6. Sua intuição sobre o quão boa uma carta é provavelmente está errada. 
  7. Todas as regras têm exceções. 
  8. Alguns terrenos básicos custam mais caro do que cartas míticas. 
  9. O melhor deck do formato pode ser o pior. 
  10. A pior cor de um formato pode ser a melhor. 
  11. Só porquê é uma mágica instantânea, não significa que você TEM que usar no turno do oponente. 
  12. Estar com pouca vida não significa que você está perdendo. Estar vencendo com 1 de vida, 9 de infect ou 0 cartas no deck ainda é estar vencendo. 
  13. Ter mais permanentes em jogo não significa que você está vencendo. 
  14. Jogar com terrenos no seu deck é opcional em alguns formatos. (Tecnicamente, é sempre opcional.) 
  15. Controle é onde jogar coisas em seu próprio turno é considerado estranho. 
  16. Não se importe só com resultados. 
  17. Confie na sua intuição, exceto quando ela está errada. 
  18. Decks construídos tem 75 cartas. 
  19. Começar com 7 é um privilégio, não um direito. 
  20. MOL (Magic Online) não é igual a Magic em papel. Duels of the Planeswalkers não é igual a nada. 
  21. Só porque algo não pode ser anulado, não significa que não possa ser anulado. 
  22. Você pode ter como alvo algo que não pode ser alvo, se ele estiver na pilha. 
  23. Você não sabe como o jogo funciona. Não se preocupe, 99% dos pro players também não sabem. 
  24. Seus oponentes não se importam com seus interesses. 
  25. Você vai dar sinais sobre o que tem ou não. Tente não dar muitos, pelo menos. 
  26. Se você ficar afobado e jogar o terreno do topo do deck diretamente em campo, seguido de um suspiro frustrado, é um claro sinal de que eu devo ir pra cima com tudo. 
  27. A não ser que esteja jogando comigo, nesse caso, boa jogada. 
  28. Quando você junta usas cartas, você perde, mesmo se não estivesse perdendo. 
  29. Criaturas são opcionais. 
  30. Commander é um formato casual e amigável, onde Mana Drain, Sol Ring e Necropotence são cartas válidas. 
  31. Ninguém chama de 'EDH'. 
  32. Jogadores de Magic buscam sempre o maior "valor" possível nas cartas, buscando o que é eficiente e consistente. Ironicamente, eles escolheram jogar Magic. 
  33. Quanto menos voce respeitar seu oponente, mais frustrado você vai ficar quando ele limpar o chão com a sua cara. 
  34. Não é porquê ele pesa 300 quilos e respira pela boca que as criaturas dele não vão te matar. 
  35. Não é porquê um deck é mais caro que ele é necessariamente melhor. E vice-versa. 
  36. Oferecer um aperto de mão pode ser considerada uma ação hostil. 
  37. Jogadores de Magic são pessoas tão incríveis que existem punições específicas nas regras para quem rouba os marcadores de mesas. 
  38. Sim, algumas pessoas têm (tinham) uma coleção de Magic avaliada em 100 mil dólares. Sim, existe gente que gosta mais de card games que você. Pessoas já foram mortas por causa de suas coleções. 
  39. Algumas pessoas colocam toda sua auto-estima nas performances de seus decks alternativos. Explore isso. 
  40. Se seu oponente disse que você jogou terrivelmente mal, então você provavelmente fez algo certo. 
  41. A carta que você acha que ganhou o jogo não é a carta que ganhou o jogo. 
  42. Magic é o significado da vida, do universo e tudo mais. 
  43. O quadro aggro/midrange/control é um guia simples que constantemente está errado sobre como serão os match-ups dos decks. 
  44. Jogar 10 partidas de teste não significa nada. 
  45. Jogar 10 partidas de teste é o bastante para entender um match-up. 
  46. Dois jogadores diferentes podem pilotar o mesmo deck de maneiras muito diferentes. 
  47. Diferentes formatos e match-ups tem diferentes níveis de variância. 
  48. A maioria das pessoas usa os termos variância, aleatóriedade, sorte e habilidade de maneira errada. 
  49. Não use uma versão piorada de outra carta. 
  50. Leia a carta... E a regra 5.

Postagem original no grupo Magic PoA (Facebook).